No centro da cidade de Lugano, na Suíça, o arquiteto Mario Botta projetou uma nova solução habitacional sobre as fundações do antigo Cinema Teatro Cittadella. Feita por Paul Clemence, esta série de fotos exibe o novo conjunto nessa cidade rica em passado artístico e cultural. O complexo residencial está localizado próximo à antiga basílica do Sagrado Coração de Lugano, situada em uma área tranquila, afastada do tráfego da cidade.
O antigo Cinema Teatro Citadella, onde o projeto está agora localizado, já foi um centro cultural icônico em Lugano. Inaugurado na década de 1960, o edifício ficou gravado na memória coletiva dos cidadão e fechou suas portas definitivamente em 2015. O projeto da residência abraça essa herança e tradição, combinando o programa habitacional com serviços e equipamentos de apoio.
Apenas alguns passos de distância do centro de Lugano, a Residência Citadella está situada à beira do lago. O complexo une vida urbana com segurança e serviços para os moradores, considerando a experiência holística da cidade. O conjunto conta com unidades voltadas a estudantes, jovens que vivem sozinhos e famílias, além de incluir também unidades de uso comercial.
O térreo é ocupado por uma sala multiuso e um espaço comercial. Dois elevadores oferecem dão acesso aos andares superiores, onde estão localizados 46 apartamentos. O subsolo é um espaço comum que abriga 4 lavanderias e depósitos para cada unidade habitacional.
Mario Botta é um dos arquitetos suíços mais influentes das últimas décadas, tendo realizado uma vasta quantidade de projetos de diferentes tipologias, incluindo residências, museus, centros de bem-estar e igrejas. Durante a Milano Arch Week 2019, o ArchDaily teve a oportunidade de conversar com ele sobre seu processo de projeto.